restabelecer e reforçar a conexão entre o ser humano e a natureza e contribuir para uma sociedade mais consciente e ecologicamente sustentável para a regeneração e preservação da nossa casa, o planeta Terra.

Nós cuidamos do que amamos!


N.E.W. Loops - Nutrients, Energy, and Water Loops é uma associação portuguesa sem fins lucrativos, que surgiu com a intenção de introduzir formas de vida mais sustentáveis na nossa sociedade, através da utilização consciente dos recursos naturais básicos (nutrientes, energia e água), e promover conhecimentos e meios de reutilização e reciclagem destes recursos, de forma a maximizar a eficiência dos seus ciclos (loops). 


A desconexão com a natureza é cada vez maior e tem impacto prejudicial direto na saúde e bem-estar das pessoas, assim como, consequências de negligência ambiental.


Cabe-nos a nós AGIR em prole desta mudança!



- Criar e manter uma rede de agentes de mudança;

- Estabelecer uma plataforma educativa participativa composta por modelos de educação formal, não-formal e informal que fomentem, não só, a Cidadania Ativa, mas também, a Coesão Social, especialmente na área da Proteção e Educação Ambiental;

- Estimular a criatividade, a inovação e a sensibilização para o uso consciente e sustentável dos recursos naturais, através da aprendizagem prática e artística, como ateliers sensoriais e recreativos, teatro social, entre outros, contribuindo para uma cidadania ativa.



Colaboramos com inúmeras entidades locais e europeias, com o objetivo de divulgar as boas práticas ambientais, reduzindo a pegada ecológica individual e comunitária, bem como inspirar e motivar os jovens algarvios a tornarem-se empreendedores no crescente mercado verde, garantindo assim, um desenvolvimento sustentável do território algarvio.


A experiência dos membros que constituem a nossa associação é bastante diversificada, tanto em termos de educação formal como não-formal, nomeadamente nas áreas de Biologia Marinha, Ensino, Erosão Costeira, Eco-Hidrologia, Artes Performativas e Visuais, bem como, em Aprendizagem ao Ar-livre, Permacultura, Bioconstrução, Horticultura Orgânica, Agrofloresta, Cosmética Natural, Fitoterapia e UP-Cycling.


Pretendemos alcançar e apoiar pessoas a nível local, em especial crianças e jovens com menos oportunidades, mas também nível internacionalmente, através do programa ERASMUS+ pois acreditamos fortemente no sucesso das várias ações deste programa e nas competências adquiridas (a todos os níveis) por cada participante que tem a oportunidade de participara nas ações deste programa. Desde janeiro de 2021 temos também o Selo Europeu de Qualidade, através do qual podemos candidatar-nos a projetos de acolhimento de voluntários através do programa “Corpo Europeu de Solidariedade”.

O programa Erasmus tem sido um catalisador para que os nossos valores, objetivos e metodologias sejam aplicados de forma mais ampla e duradoura, contribuindo para uma sociedade mais consciente e ecologicamente sustentável.


"Os jovens de hoje, no futuro serão os guardiões do nosso planeta e é nossa responsabilidade prepará-los agora."


Atualmente somos a entidade organizadora de um projeto Erasmus+ - Ação-Chave 2 - Ensino Escolar “A Natureza vai à escola” (2021-2-PT01-KA210-SCH-000050014).

Projetos deste carisma são essenciais para uma Educação de Qualidade (ODS 4), promovendo o desenvolvimento holístico das crianças, para que se desenvolvam em jovens e adultos com habilidades socio-emocionais, empáticos e responsáveis por si e pelas suas ações, contribuindo para uma sociedade consciente, inclusiva e ativa. É através da cidadania ativa que tomamos consciência da importância da ação que cada um tem para a mudança global, nomeadamente, em termos de consumismo e produção responsáveis (ODS 12) e na realização de ações que visam o combate às alterações climáticas (ODS 13).