fUndAdOrEs

Natasa Atanasova

é uma investigadora ambiental com interesse particular em tratamento e gestão de águas (residuais), controle de poluição e, ultimamente, projetando e implementando soluções baseadas na natureza para gestão circular de água. Impulsionada pelo desejo de criar sociedades sustentáveis, tornou-se um dos membros fundadores da NEW Loops. Ela possui um diploma universitário em Engenharia Civil e um Ph.D. em Engenharia Ambiental relacionada à modelagem de ecossistemas aquáticos. Complementou os seus conhecimentos com competências em permacultura, concluindo o Curso de Design em Permacultura em 2013. Atualmente é Chefe do Departamento de Engenharia Civil Ambiental da Faculdade de Engenharia Civil e Geodésica da Universidade de Ljubljana (Eslovénia). Além de lecionar, ela está envolvida em vários projetos nacionais e europeus relacionados com a gestão sustentável da água.

Maria Bezerra

como cofundadora da associação N.E.W. Loops, é coordenadora de projetos, facilitadora e mentora de atividades relacionadas com aprendizagem ao ar-livre, consciencialização ambiental e permacultura. Doutorada em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente. Complementa a sua formação académica, ao desenvolver capacidades em metodologias pedagógicas como: Aprendizagem ao Ar-Livre, Escola da Floresta e Montessori. Também possui o Curso de Design em Permacultura para Educadores, a partir do qual, adquiriu experiência prática em sistemas de permacultura, direcionados para ações com crianças. Intuitivamente conectada à medicina natural, tem formação em fitoterapia e em produção de produtos de cuidado pessoal naturais, e partilha esses conhecimentos em formações/workshops.


Apaixonada desde sempre pela Natureza, sabe que o seu propósito na vida, para além de mãe, consiste em reconectar o ser humano, em especial, as crianças à natureza.

Nós somos Natureza!

Maria Klein

é doutorada em Ecologia e Conservação Marinha e tem participado durante a sua formação académica em vários projetos de investigação. Amante da natureza e voltada para a horticultura de subsistência, descobriu-se uma permacultora natural e uma vigorosa protetora do meio ambiente. Como cofundadora da NEW Loops, aprofundou os seus conhecimentos nas áreas da Permacultura, Aprendizagem ao ar-livre, Agricultura Regenerativa e Construção de Comunidades, tornando-se, assim, parte ativa na mudança local.

Joana de Melo

é uma artista de mídia mista, figurinista, instrutora e facilitadora, especializada em arte ambiental e participativa, permacultura, DIY (faça você mesmo) e terapia de artes expressivas. Fez o Serviço Voluntário Europeu (EVS) na Kulturlabor Tial&Error (Berlim) no âmbito do projeto "Green practices in urban communities" ("Práticas verdes em comunidades urbanas") onde ofereceu cursos de educação ambiental e formação em permacultura a habitantes de Berlim, com apoio específico a pessoas com menos oportunidades, principalmente migrantes e requerentes de asilo; co-facilitou em Berlim o projeto "Concrete Jungle" de mobilidade de jovens trabalhadores (seminário e curso de formação): Hortas urbanas como uma ferramenta para a inclusão social de refugiados e outros jovens com menos oportunidades.

Gianmaria Califano

é doutor em Microbiologia Marinha. No entanto, os seus interesses são amplos, buscando o desenvolvimento de muitas competências diferentes. Em qualquer atividade, tende a estar atento à solução mais sustentável e amiga do ambiente, desde o quotidiano da casa ao local de trabalho passando pela jardinagem e tipo de transporte. Uma das suas paixões é a cozinha solar. Como cofundador da NEW Loops encontrou uma grande chance de contribuir através do trabalho direto com a comunidade, seguindo as ideias dos movimentos de Transição e Permacultura, para um mundo melhor.

Martijn Damas

depois de perceber a insustentabilidade do luxuoso estilo de vida ocidental a que todos estamos acostumados, ele decidiu fazer algumas mudanças radicais na sua vida. Na sua busca por soluções, ele se deparou com a permacultura. O vasto conhecimento adquirido, deram-lhe coragem para mudar de vida, e mudar-se da Holanda para Portugal, para iniciar um projeto de permacultura na sua terra ancestral. Logo ficou claro para ele que as duras condições climáticas exigiam mais do que apenas um pouco de jardinagem com água e, após muita pesquisa, ele descobriu que melhorar a estrutura do solo (melhor retenção de água no verão e melhor drenagem no inverno) era possível com o uso de Carvão-vegetal ("Biochar"). Desde então, tem pesquisado e experimentado, encontrando as formas mais eficientes de fazer Carvão-vegetal.